Na engenharia civil é comum receber propostas de fornecedores muito diferentes. Alguns podem tomar responsabilidade por diversos serviços ou materiais diferentes, enquanto que outros focam em um escopo menor. Assim, precisamos conseguir adequar todas as propostas para que efetivamente tenhamos o melhor custo proposto. O nome desse processo é equalização, e é fundamental que seja feito antes da compra de material ou contratação de serviços.

EQUALIZAÇÃO NA ETAPA DE PROJETOS ​

A primeira equalização que fazemos é referente aos projetos apresentados. Alguns exemplos dessa etapa seriam:

  • Um projeto contempla a parte da fundação apenas, enquanto que outro projeto inclui fundação e estrutura. Nesse caso, para equalizar os dois teríamos que cotar um projeto de estrutura separadamente.
  • Um projeto arquitetônico para um edifício grande precisa ser acompanhado de projetos de fundação e estrutura feito por engenheiro civil. Outro arquiteto pode já trabalhar junto a um engenheiro e entregar esse projeto completo.

Entende-se que a ideia da equalização na etapa de projetos é garantir que toda a obra seja contemplada, visando o melhor custo benefício. Feito isso, podemos apresentar os projetos de forma mais clara para o cliente final fazer a sua tomada de descisão.

planilha de equalizacao engenharia civil

Quer mais informações sobre gestão de projetos? Clique aqui!

EQUALIZAÇÃO NA GESTÃO DE OBRAS

Uma vez feita a escolha do projeto, o gestor de obras e/ou o fiscal de obras irá fazer a equalização para todas as etapas da obra, incluindo materiais e serviços. Os exemplos abaixo vão facilitar o entendimento de equalização no processo de gestão de obras:

  • Um prestador de serviços pode cotar a colocação de um piso por metro quadrado mais uma taxa fixa de deslocamento, enquanto que o outro fornecedor pode cotar por metro quadrado apenas.
  • Um prestador de serviços cobra um valor de diária, enquanto que o outro cobra pelo valor da empreitada (até que termine o serviço definido).
  • Fornecedores diferentes apresentam propostas diferentes, um deles apresentando a obra incluindo pintura e paisagismo enquanto que o outro não inclui nenhum dos dois. Nesse caso, devemos cotar a pintura e o paisagismo separadamente para podermos equalizar as propostas.
  • Dois fornecedores apresentam propostas com o mesmo valor, mas um deles inclui alguns materiais a mais (que consequentemente nós não precisaríamos comprar).
  • Dois fornecedores apresentam propostas iguais, mas um é uma empresa recém criada e o outro é uma empresa experiente.

Quer mais informações sobre gestão de obras? Clique aqui!

EM SUMA

A equalização na engenharia civil é importantíssima para a redução dos custos do empreendimento. É a comparação de preços e serviços desde a etapa de projetos até a última compra ou pagamento feito por conta da obra. Uma equalização mal feita gera imprevistos que muitas vezes só tem como ser remediados com a contratação de serviços ou materiais mais caros.

A análise de propostas também deve levar em conta o cronograma definido, os prazos e locais de entrega. Percebe-se que, apesar de ser um tópico simples de etender, requer um trabalho minucioso para que seja feita uma verdadeira otimização.