POR QUE É NECESSÁRIO?
O gerenciamento de obras é fundamental para a execução viável de um empreendimento. Uma boa gestão evita o mau controle do estoque de material, cronograma, e má gestão de pessoal. Por esses motivos, um gestor de obras previne ociosidade, desperdício de recursos, tempo prolongado de obra, e outros fatores que interferem no custo final do empreendimento.
GERENCIAMENTO DE obras → GESTÃO DE OBRAS
gestão de obras
O que é levado em conta para gerir uma obra?
Diversas etapas e setores são envolvidos em uma obra, e a função do gestor de obras é justamente coordenar todos esses fatores de maneira harmoniosa e otimizada.
O profissional que assume esse papel deve garantir a qualidade da obra, identificando as etapas da construção, documentando as mesmas, e apontando quaisquer incongruências entre o projeto e o que está sendo executado. Também se atenta à legislação e normas técnicas vigentes.
GERENCIAMENTO DE obras → GESTÃO DE OBRAS
gestão de obras
O que é levado em conta para gerir uma obra?
Diversas etapas e setores são envolvidos em uma obra, e a função do gestor de obras é justamente coordenar todos esses fatores de maneira harmoniosa e otimizada.
O profissional que assume esse papel deve entender de contratos, prazos, custos e ser um bom gestor de pessoas. Deve manter o controle financeiro, o controle do estoque e compra/entrega de materiais, e estar ciente dos horários e disponibilidades dos equipamentos necessários, serviços e pessoas. Fora isso, também deve visar a redução de custos focar na estratégia produtiva e antecipar problemas.
GERENCIAMENTO DE obras → GESTÃO DE OBRAS
COMO É FEITO?
O controle da obra é feito em planilhas ou softwares específicos para esse fim. Cada gestor tem a sua preferência.
O importante é ter sob controle todos os tópicos mencionados acima.
Já a conferência de normas regulamentadoras, leis e convenções a respeito da segurança no trabalho podem ser avaliadas aqui.
GERENCIAMENTO DE OBRAS→ GESTÃO DE OBRAS
momento da contratação
O ideal é que os serviços de gerenciamento sejam sempre contratados antes do início das atividades da obra. Assim, o gestor fica sabendo de todas a minúcias e pode acompanhar o desenrolar do projeto desde o início, evitando falta de comunicação, informações perdidas e mais.
Ao contratar o gestor antes do início das atividades, também garantimos a otimização dos processos e implementação de sistemas de controle e gestão desde o começo do projeto ou obra.
GERENCIAMENTO DE OBRAS→ GESTÃO DE OBRAS
Equalização: otimizando custos
A busca pelo melhor custo benefício é uma constante dentre as funções do gestor de obras. Nem sempre o serviço ou material mais barato é adequado, e muitas vezes também não contempla todas as necessidades do projeto. Por isso é importante fazer uma análise minuciosa do que está sendo oferecido. Para conseguirmos comparar as diversas propostas, é feita uma uniformização das mesmas. Isso se chama equalização, e é uma etapa fundamental no processo de compras.
Por exemplo:
Fornecedores diferentes apresentam propostas diferentes, um deles apresentando a obra incluindo pintura e paisagismo enquanto que o outro não inclui nenhum dos dois. Nesse caso, devemos cotar a pintura e o paisagismo separadamente para podermos equalizar as propostas.
Percebe-se que apenas com a equalização conseguimos avaliar realmente qual é a melhor proposta, pois somente assim podemos comparar os orçamentos.