PLANEJAMENTO FÍSICO FINANCEIRO:
O CRONOGRAMA E ALMA DA OBRA
O início da execução da obra deve contar com um importante documento: o planejamento físico financeiro. É constituído de um cronograma de todas as atividades, assim como os orçamentos para cada etapa.
NOSSOS SERVIÇOS → GERENCIAMENTO DE OBRAS
ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO
A importância do orçamento é indiscutível. Para formalizá-lo, é necessário operacionalizar o orçamento, ou seja: estruturar o orçamento, realizar a análise do projeto, documentação e condições de contorno, identificar e listar todos os serviços e equipamentos necessários, realizar o cálculo dos quantitativos em função das unidades de medição, para então realizar orçamentos ou estimativas de custo (de acordo com manuais orçamentários, que são bancos de dados de composições de custo) de todas essas etapas da obra.
orçamento e planejamento
CONSIDERAÇÕES
Há algumas peculiaridades quando realizamos o orçamento e planejamento de obras que apenas engenheiros experientes levam em conta. Aqui estão algumas dicas para fazer uma estimativa cada vez mais precisa:
Custo da hora do colaborador
Não só devemos considerar a remuneração da mão de obra (salário) dos profissionais, mas também:
• Encargos sociais
• Encargos complementares
• Encargos adicionais
• Trabalhos em condições especiais
Sobrepreços e sobreprazos
Infelizmente precisamos considerar valores de sobrepreços e possíveis sobreprazos, especialmente se o projeto será realizado por uma construtora ou empreiteira inexperiente sem o auxílio de um gestor de projetos experiente.
Veja também nossos serviços de contratações da obra e serviços de gestão de obras, que dentre os seus objetivos visam minimizar custos associados a esses fatores.
Orçamento
para infraestrutura
A ABNT tem uma norma técnica que regulamenta a elaboração de orçamentos para obras de infraestrutura (NBR 16633).