Laudo de marquise
(Laudo Técnico de Estabilidade Estrutural de Marquise)
POR QUE É FEITO?
O laudo de marquise serve para atestar as condições estruturais desse elemento de arquitetura. Visto que são estruturas isostáticas em balanço, acidentes envolvendo marquises podem não mostrar sinais nítidos antes de ocorrer. Por esse motivo, é importante realizar vistorias periódicas.
LAUDOS E PERÍCIAS → LAUDO DE MARQUISE (LAUDO TÉCNICO DE ESTABILIDADE ESTRUTURAL)
ACIDENTES COM MARQUISES
Percebemos um grande número de acidentes envolvendo marquises. Eles envolvem desde o simples tombamento da estrutura ou queda, até acidentes em que carros são amassados. Nos acidentes mais graves, há incluso a morte de pessoas. Por esse motivo acreditamos que a vistoria por um profissional técnico é tão importante.
As marquises são elementos utilizados principalmente em centros de comércio com bastante fluxo de pessoas, e é de responsabilidade do proprietário do imóvel zelar pela segurança das pessoas próximas, além de cuidar da manutenção do seu patrimônio.
Um dos maiores acidentes envolvendo uma marquise aconteceu em 1988, e partir daí foi criada uma lei municipal em Porto Alegre que obriga os proprietários a entregarem um laudo técnico de estabilidade estrutural de marquise a cada 3 anos. Depois disso, outros municípios seguiram o exemplo e começaram a exigir a vistoria e reformas necessárias.
Ainda não há uma lei federal a respeito do tema, mas frisamos que é sempre melhor garantir a segurança.
NOSSOS SERVIÇOS → LAUDOS E PERÍCIAS → LAUDO de marquise (laudo TÉCNICO DE ESTABILIDADE ESTRUTURAL)
COMO PRESERVAR MINHA MARQUISE?
Se você possui uma marquise em casa ou em alguma de suas edificações, atente-se aos seguintes pontos que diminuem a vida útil da estrutura e pode colocar em risco o que estiver abaixo dela:
Ao construir a marquise:
→ Uso de material adequado
→ Uso de técnicas adequadas de construção
→ Impermeabilização
Se sua marquise já está construída:
→ Acúmulo de água
→ Uso inadequado, colocando materiais em cima da marquise
→ Manutenção preventiva
Para estudantes de engenharia que querem aprender mais sobre o tema, há uma monografia que faz uma análise teórica sobre o tema clicando aqui.